segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Modelos e Estilistas - Internacionais

Por Igor Carvalho

Já vimos aqui no HoM que algumas modelos se arriscam em outras áreas e se mostram talentosas muito além das passarelas e editoriais de moda. Depois de conhecermos quais modelos se aventuraram como cantoras, chegou a hora de sabermos que algumas fazem as vezes de designers e assinam linhas de roupas, sapatos, acessórios e etc.

A top inglesa, ícone de estilo mundial Kate Moss é uma que ingressou na carreira de estilista. Começou em 2007, quando a modelo firmou uma parceria com a rede de fast-fashion Top Shop. Ao todo já foram lançadas 13 coleções e mais uma esta por vir, que segundo Philip Green, dono da marca, será a última. Mas isso não impedirá Kate de exercitar seu lado estilista. Depois de oito temporadas como garota propaganda da francesa Longchamp, Kate Moss foi convidada para criar uma linha de bolsas em parceria com a grife.

O sucesso foi tão grande que a parceria nomeada "Kate Moss for Longchamp" se manteve pela temporada seguinte.

A polêmica Naomi Campbell também faz parte da turma de modelos/estilistas.  Em 2008 a top inglesa assinou uma coleção para a 284, grife comandada pela terceira geração da Daslu. A linha que levava o nome de “Naomi – 284” foi criada com inspiração nas próprias roupas da modelo.

A canadense Jessica Stam já possui um currículo bem extenso como estilista. Além de já ter desenvolvido uma sapatilha para a marca francesa Repetto e prestado consultoria de moda para a coleção de verão 2010 da Rag & Bone, Jessica lançará uma linha para RACHEL Rachel Roy, segunda linha da estilista americana Rachel Roy, que é comercializada na rede de lojas Macy’s.

A linha contará com 5 itens que vão de roupas a acessórios. Aliás, a modelo gosta tanto dessa história de estilista que existem rumores de que a loura pretende lançar uma linha própria.

Já a americana Erin Wasson foi convidada em 2009 para assinar uma coleção para a marca RVCA (lê-se “RUCA”). O sucesso foi tamanho que a marca passou a integrar o cast da semana de moda de Nova York.

A modelo ainda assinou uma linha de jóias chamada Low Luv e, assim como Jessica Stam, também pretende criar sua própria marca de roupas.

Eva Herzigova, a top Theca que esteve no Brasil na última SPFW para o desfile da estilista Adriana Degreas também já viveu seus dias de estilista. Em abril de 2010 Eva lançou uma linha de roupas junto a rede francesa Etam. A coleção, composta por peças casuais foi toda feita exclusivamente pela modelo e se chama “Eva Herzigova pour 1.2.3.

A modelo australiana Elle MacPherson já se mostrou versátil em vários seguimentos. Ela já atuou, já se juntou as tops Naomi Campbell, Christy Turlington e Claudia Schiffer para comandar uma cadeia de restaurantes chamada “Fashion Café” e em 1990 iniciou a carreira de estilista com a criação da sua grife de lingeries chamada “Elle MacPherson Intimates” onde é diretora criativa. Vale saber que as peças criadas pela top serão vendidas aqui no Brasil à partir do fim do ano.

O rosto da nova campanha da marca de jeanswear brasileira Forum, a top russa Natália Vodianova, também escolheu as roupas íntimas para se lançar como estilista. Em 2009, em parceria com a loja francesa Etam, a modelo criou uma linha de Lingeries.

A polonesa Anja Rubik é outra que já encarnou a estilista. Ela criou uma linha de bolsas e sapatos para a grife Quazi, da Polônia.

A queridinha de Karl Lagerfeld, a inglesa Lily Cole, criou peças em tricô ecológico para a North Circular. São gorros, cachecol, luvas e outros itens, todos seguindo a ética eco-friendly.

A modelo Coco Rocha, nascida no Canadá, apareceu na cerimônia do Grammy em fevereiro de 2010, usando um vestido feito por ela mesma. A top canadense escolheu a ocasião para usar uma de suas criações para sua grife própria, a Rococo.

Adorada pelos fashionistas por seu jeito descolado e seu estilo de se vestir, Agyness Deyn já mostrou que saca mesmo quando o assunto é moda. A top britânica lançou em parceria com a Barney’s Japan uma linha de roupas que vão de vestidos à tricôs.

A coleção é parte da campanha ambiental “Go Green go”, desenvolvida pela marca e reverte fundos para o plantio de árvores na Mangólia. Linda, estilosa e preocupada com o meio-ambiente.

Apresentadora do programa “Project Runway” e da versão alemã do “America’s next top model”, Heidi Klum, é mais do que modelo e apresentadora. Mulher do cantor Seal, a top nascida na Alemanha é uma das famosas angels da Victoria’s Secret, assinou uma coleção exclusiva de lingeries e inspirou uma linha de maquiagens para a grife, teve a sua própria linha de jóias e acessórios, a “The Heidi Klum Collection”, que foi descontinuada por causa de uma ação judicial envolvendo a logomarca escolhida para representar a linha e lançou uma linha de roupas para grávidas, assunto super entendido para quem já engravidou 4 vezes, né?

Foto: Reprodução
Reportagem: Igor Carvalho

2 comentários:

wendhy disse...

eu faço desenhos melhores que isto ass:wendhy de goiana-pe

wendhy disse...

eu faço desenhos melhores que isto ass:wendhy de goiana-pe